Acompanhado de sua Primeira-dama o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília às 21:24h deste domingo (28), para participar da reunião bilateral com o presidente Lula nesta segunda-feira (29).
Foi recepcionado pela embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, e pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. Após a reunião Maduro participará de almoço no Itamaraty.
Desde a posse, Lula retomou os laços diplomáticos com a Venezuela. O assessor especial da presidência para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, visitou Caracas em março e se reuniu com Maduro, além de ter encontros com integrantes da oposição venezuelana. O governo brasileiro convidou os presidentes dos 12 países da região para um encontro com o objetivo de propor aos demais chefes de Estado a criação de um novo mecanismo de coordenação com a participação de todas as nações do continente sul-americano. O objetivo é retomar um espaço de deliberação conjunta para a integração regional, a despeito das divergências políticas entre os governos.
0 Comentários