Jerônimo Lança o Carnaval 2023 na Cocha Acústica

Publicado por Albry Alves em 08/02/2023 às 22:06



Na presença de artistas e blocos o governo do estado da Bahia lançou oficialmente o Carnaval 2023 na tarde desta quarta-feira (8), em um evento na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, onde o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do coordenador do Carnaval do Estado e vice-governador, Geraldo Júnior (MDB). A festa momesca vai contar com 160 atrações e um investimento de cerca de R$ 70 milhões na Segurança Pública.

O carnaval do Estado promete resgatar as memórias de grandes artistas da Bahia que morreu ao longo dos últimos anos, com o tema “Um Carnaval a Cada Esquina”, o escolhido para ser homenageado foi o cantor e compositor Moraes Moreira.

Nós temos diversos motivos, um deles foi a perda de Moraes Moreira no nosso meio artístico. É um baiano, foi o primeiro artista que tocou e cantou sobre um trio, demarcando o espaço da nossa cultura carnavalesca de trio elétrico”, afirmou.

Segundo o executivo estadual, outros artistas também serão homenageados. “Moraes será o tema inspirador do carnaval, mas nós teremos no Pelourinho, praças com totens e programações culturais que também nós homenagearemos outros artistas, os vivos, e aqueles que nos deixaram a exemplos, de Gal Costa, Letieres Leite, Riachão e Zelito Miranda. Infelizmente é uma homenagem póstuma, mas ficará naturalmente na história dos carnavais esse referencial nosso em homenagear os nossos artistas”, comentou.

O secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, relatou na tarde desta quarta-feira (8) que o edital para a escolha dos artistas que vão participar do carnaval no Circuito Batatinha (Pelourinho) não aconteceu por falta de tempo. ” É um modelo que todos preferíamos, mas não havia tempo hábil no início do governo para a gente fazer o edital, então foi feita uma busca ativa”, explicou ele, na coletiva em que o Estado apresenta a grade e a estrutura montada para o Carnaval de Salvador deste ano.

Bruno Monteiro destacou o investimento de R$ 7,6 milhões do Carnaval do Ouro Negro. O projeto, realizado em parceira com a pasta da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), vai apoiar 62 agremiações de matriz africana dos segmentos afro, afoxé, samba e reggae. “É o maior investimento da história (no Ouro Negro)”, disse. “Muitas vezes é o único apoio a essas entidades, que são o Carnaval raiz”.

Fonte:  SECOM;

Bocãonews;

Bahia.ba

 

 



0 Comentários

Deixe o seu comentário!