O candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues PT, foi eleito governador da Bahia neste domingo (30). Ele venceu a eleição contra o candidato ACM Neto (União Brasil), em uma disputa apertada.
Com 96,31% das urnas apuradas, de acordo com o TSE, o petista aparece com 52,54% dos votos válidos, contra 47,46% do ex-prefeito da capital baiana.
Jerônimo Rodrigues Souza nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, no território de identidade do Médio Rio de Contas, a 400 quilômetros de Salvador.
Foi criado com toda família na margem do Rio de Contas, perto do riacho da Palmeirinha, com a liderança de Mãe Veva, matriarca de toda a família. Cristão e católico, é devoto de Nossa Senhora da Conceição.
Aos 9 anos, Jerônimo foi, pela primeira vez, estudar em Jequié, onde algumas irmãs já estavam morando com a mesma finalidade. Na cidade, estudou no Instituto de Educação Régis Pacheco e no colégio Polivalente, tendo sua formação completamente feita em escola pública.
Depois do Ensino Médio, o jovem de Aiquara seguiu para Salvador com sua irmã Marta Rodrigues, para fazer um cursinho pré-vestibular.
Em 1987 foi aprovado no vestibular para o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante os estudos, ingressou no movimento estudantil.
Foi em Cruz das Almas que Jerônimo conheceu Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com quem se casou e teve o único filho, João Gabriel.
Com apenas dois anos de formado, Jerônimo entrou no mestrado em Agronomia da UFBA. No mesmo ano retornou à Aiquara, quando se tornou professor do Colégio Municipal Américo Souto e Secretário Municipal de Agricultura, na gestão do prefeito Moacyr Viana.
Ainda cursando o mestrado, passou para professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi ainda vice-diretor do DCIS da UEFS.
Sua atuação no Governo do Estado começou em 2007, quando foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, ao lado de Ildes Ferreira. Em 2010, ainda no governo de Jaques Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento.
Em 2011, foi convidado para atuar em Brasília. Lá ele foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.
Em 2014, após a experiência em Brasília, foi convidado para coordenar a construção do Programa de Governo Participativo do Partido dos Trabalhadores. Um projeto que culminou na vitória do Governador Rui Costa, para dar continuidade às melhorias que o governo do PT vinha fazendo para o povo da Bahia.
No governo Rui, Jerônimo assumiu a missão de implantar a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Todo o trabalho garantiu a presença da SDR em todos os biomas e nos 27 territórios da Bahia.
Nas Eleições de 2018, Jerônimo mais uma vez foi fundamental, sendo o coordenador da campanha de Rui Costa, reeleito com 75,5% dos votos, entrando na história como o governador mais votado de todos os tempos na Bahia. No novo mandato, veio o convite para assumir a Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Fonte : Bnews jornalista Henrique Brinco
0 Comentários