O carnaval mais popular do mundo chega a mais uma edição com todo sucesso que, só nós baianos sabemos fazer, com um estilo de vida movida a musica, assim se deu está festa com trio elétrico é o nome pelo qual é chamado o caminhão adaptado com aparelhos de sonorização com estrutura para shows de aproximadamente sete horas. O carro que deu origem ao que chamamos de trio elétrico hoje foi criado pelos amigos Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar), no ano de 1950. Osmar, que era proprietário de uma oficina mecânica, decidiu decorar um Ford 1929 com vários círculos coloridos, como se fossem confetes e colou uma placa com os dizeres “Dupla elétrica”. Dodô montou uma fonte que foi ligada à corrente de uma bateria de automóvel, que alimentava o funcionamento dos alto-falantes instalados no carro. A dupla saiu no domingo de carnaval pelas ruas de Salvador e arrastou milhares de folião. No ano seguinte, a dupla convidou um amigo para formar um trio, o “trio elétrico”e assim foi se transformando a cultura e a industria musical criando estilo e ritmos que nos balança com uma mistura e criatividade que só se vê na Bahia ; governantes , musicos e compositores querendo se destacarem neste poucos dias de festa .
O blocos de trios se profissionalizaram e se transformaram em empresas , começaram a perde a estética da festa popular e a beleza dos trabalhos corporais de dança; uma verdadeira crise de criatividade está acontecendo em nossos olhos ; o turista agora curte os camarotes com excelentes serviços ; e a rua ficou para o popular na disputa de governo e município, com alto investimentos na atrações que os blocos ajudaram a criar e hoje com a campanha de carnaval sem cordas ; estes estão desaparecendo do carnaval , pois se tornou extremamente impossível a viabilidade dos blocos com tantos tributos e fiscalização taxativa e penalidade que impuseram regras severas a quem queria continuar na festa .
Bom tudo foi um grande espetáculo econômico de números de visitante à Salvador ,mas quem contribuiu com está festa econômica de arrecadação de impostos sobre o consumo de serviço na festa em passagem área, bebidas , hospedagem, e muitos outros serviços está pagando sem nenhuma recompensa da utilização de sua imagem e ainda leva a culpa de vilão por sair com cordas salvem os Blocos de Salvador.
0 Comentários