Vencedor de quatro prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2016 –melhor filme, direção, atrizes e ator coadjuvante–, o longa mineiro “A Cidade Onde Envelheço”, primeira ficção da documentarista Marília Rocha (“Aboio”, “A falta que me faz”), retrata a amizade entre duas jovens portuguesas, Francisca Manuel e Elizabeth Francisca, em Belo Horizonte. A primeira mora ali há alguns anos e recebe a amiga de infância, vindo agora de Portugal.
Marília nunca se desprende de sua raiz documental, contando com duas atrizes sem experiência anterior e alimentando seu roteiro (assinado também por Thais Fujinaga e João Dumans) de uma fluidez intencional, nutrindo-se da verdade das próprias personagens.
Francisca Manuel, aliás, morou mesmo alguns anos em Belo Horizonte. Ambas as atrizes tiveram acesso ao roteiro mas ele nunca pesou em suas mãos como uma diretriz rígida. A direção preferiu sempre que elas compreendessem as cenas e improvisassem, criando a linha de condução à medida que o filme ocorria.
0 Comentários