O Brasil está Preparado para ter um Presidente Negro

Publicado por Albry Alves em 26/06/2017 às 15:37



Nascido na periferia de Campos de Goytacazes, Nilo Peçanha veio ao mundo como filho de Joaquina Anália de Sá Freire e seu Sebastião da Padaria. Formado em direito, atuou como jornalista e ferrenho defensor do abolicionismo. Com o fim da monarquia, participou da Assembleia Nacional Constituinte em 1890, cumpriria dois mandatos como deputado estadual, entre 1891 e 1903, até se tornar presidente do Estado do Rio de Janeiro.

Três anos depois, foi eleito vice-presidente do Brasil na chapa de Afonso Pena, e em 1909 chegaria à Presidência após a morte do titular. Por 17 meses, comandou o país sob o lema “paz e amor”; mesmo assim Nilo Peçanha teve que negar suas origens africanas na época .

Em entrevista no dia 24/06/2017 com  Mônica Bergamo, o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, lembrando qual a cor da sua própria pele, disparou: “O Brasil está preparado para ter um presidente negro?”, embora ainda continue na litania de que é mais propenso para não ser candidato, o que é isso, que conversa é essa, onde já se viu etc.

Apesar da hesitação, a jornalista informa que Joaquim Barbosa se reuniu recentemente com um grupo de artistas, entre eles os cantores Marisa Monte e Caetano Veloso, os atores Lázaro Ramos e Thiago Lacerda, a apresentadora Fernanda Lima e a atriz Fernanda Torres, além de políticos, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ). Segundo a coluna, até o PT, partido que teve políticos importantes condenados por Barbosa no STF, sondou o juiz aposentado.

Se alguém se encontra com Marisa Monte e Caetano Veloso, a última possibilidade de assunto será suas músicas, e a primeira até a 9842398342624.ª será o PT. No caso de Lázaro Ramos, além de nunca se falar em atuar, o assunto será cor de pele, e aí o PT, para mais cor de pele, e PT (volte à manobra número

Tendo seus futuros ministros já arbitrados, Joaquim Barbosa deixa entrever que não tem financiamento, soltando uma frase que parece um letreiro neon em vermelho piscante numa das colunas mais lidas da grande e velha mídia gritando: “Preciso de financiamento!!!” Nós tentamos ser mais sutis .

Entretanto, chega-se ao momento crítico: a futura campanha. Sendo sondado mais fortemente pela Rede (aquele partido particular de Marina Silva) e pelo próprio PT, no qual Joaquim Barbosa sempre votou, como será sua apresentação ao público?

A discussão para a presença de representantes de melanina acentuada no poder ainda é muito inexistente, e os avanços ainda são tímidos, o país ainda precisa enfrentar estás premissas com aplicação do estatuto da igualdade e fim do racismo institucional que perdura  nas repartições públicas e privadas .



0 Comentários

Deixe o seu comentário!