São Cristóvão padroeiro dos motoristas.
A celebração começou às 7h manhã com missa, seguida da bênção dos motoristas e também de carreata. Outra missa será às 12h. E a partir das 19h, acontecerá uma missa festiva e, será presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Além de ser o padroeiro dos motoristas, São Cristóvão é também é considerado protetor dos viajantes. Venerado em todo o mundo, ele usava da sua altura e força para atravessar pessoas de uma margem à outra de um rio caudaloso.
História de São Cristóvão
De acordo com a tradição católica, certo dia, de repente, quando tomou nos ombros um leve menino, este começou a pesar tanto que Cristóvão precisou apoiar-se num cajado para atravessar o rio. Ouviu, então, do menino: “Muito mais que o mundo inteiro, tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus, a quem tu serves”.
Arqueólogo amador, o padre francês Louis Duchesne (1843-1922), filólogo, professor e historiador do cristianismo, anunciou uma descoberta impressionante em 1878, resultado de suas andanças por sítios ligados à história dos primeiros cristãos.
Tratava-se de uma inscrição encontrada em uma pedra localizada nas ruínas de uma igreja na antiga Calcedônia — atualmente parte de Istambul, na Turquia —, reconhecida tradicionalmente como o primeiro templo construído e consagrado em honra ao “martírio de São Cristóvão”.
O texto dizia que “com Deus foi lançada a pedra fundamental do martírio de São Cristóvão”, e trazia algumas informações de datas e nomes de autoridades da época — entre elas, o imperador romano Teodósio 2º (401-450).
0 Comentários