Aumento de casos de doenças causadas pelo Aedes Aegypti

Publicado por Lidiane Silva em 31/05/2023 às 20:48



 

Nos últimos dias, as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, tem aumentado consideravelmente na capital baiana.

Com sintomas como, febre alta, dores no corpo, vômitos e dores de cabeça, a população tem procurado cada vez mais as unidades de pronto atendimento. E é necessário ficar atentos aos sintomas, pois as arboviroses costumam apresentar os mesmos sintomas.

Em 2023, entre os meses de janeiro e abril, foram contabilizados 477 casos. Em 2022, no mesmo período de quatro meses, o estado registrou 316 casos prováveis, o que representa um aumento de 150%. Os casos prováveis de dengue também aumentaram, passando de 17.094, em 2022, para 18.247 em 2023.

Existem campanhas que visam alertar sobre a importância de não deixar água parada em hipótese alguma, pois em 7 dias os ovos do mosquito se eclodem e em pouco espaço de tempo o mosquito já está pronto para voar, se contaminar e contaminar os humanos.

Então a prevenção é o melhor tratamento. Outra opção muito eficaz é o famoso fumacê, que elimina o mosquito e suas larvas, porém esta ação não tem sido praticada com frequência.

Uma dica muito boa é estar sempre observando as “bicas” ou “calhas” das casas, pois estas podem entupir e acumular água, facilitando o surgimento de mais mosquitos, sendo assim, se faz necessário uso de produtos como água sanitária para eliminação total das larvas.

As pessoas que apresentam sintomas devem além de procurar um médico, manter a hidratação e alimentação reforçadas para o fortalecimento do organismo.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!