O bloco Malcolm X tem 26 (vinte seis) anos de existência, seu surgimento nasci, com a proposta de projeto para educação, onde eram realizados pré-vestibulares e cursos profissionalizantes para jovens afro-descendentes, em 1997 localizados na Ladeira dos Bandeirantes e também no bairro da Massaranduba.
Em seguida, começaram a desfilar no circuito batatinha e nas ruas da cidade de Salvador em protestos contra o racismo, pela referência dos negros nas estruturas de poder, contra o racismo estrutural (assusnto já abordado na época) e pela luta sobre as cotas.
Diante de tudo isso, surge o Malcolm X, homenageando o líder negro dos Estados Unidos, que foi assassinado em 21 de fevereiro de 1965.
Os protestos sempre foram levados a músicas!
Músicas essas que relacionavam as vozes negras à sociedade, fazendo críticas ao modelo de sociedade implantada naquela época.
Este ano 2023, o Malcolm X vem com o tema Black Live Matters (Vidas Negras Importam). Com a presença da cantora Nilza, cantando músicas de várias autorias como Ylê Aiê e Olodum, também com a banda Palafitas junto com o grupo Malcolm X, o qual esta sendo montada uma escola com os alunos da banda show Malcolm X.
Este ano, o grupo foi formado por cem componentes, que desfilaram no circuito Batatinha. E foi um verdadeiro espetáculo! Com excelente visibilidade.
Todo o grupo Malcolm X agradece a Prefeitura de Salvador, que apoiou com o projeto Aiye Agibonã, que apoiou as apresentações do Malcolm X junto com ACEMA ( Associação do Coletivo de Entidades Negras e Matrizes Africanas).
0 Comentários